Results for 'Semiotyka A. Ontologia'

1000+ found
Order:
  1. Jacek wojtysiak.Semiotyka A. Ontologia & I. Wprowadzenie - 2001 - Studia Semiotyczne 24:57.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Semiotyka a ontologia.Jacek Wojtysiak - 2001 - Studia Semiotyczne 24:57-83.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Jerzy Pelc.Jest Pomostem Do Jakiego Stopnia Semiotyka & MIĘDZY NATURĄ A. KULTURĄ - 1998 - Studia Semiotyczne 21:253.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    O que é a ontologia?A. Macintyre & K. Campbell - 2009 - Critica.
  5.  24
    A ontologia performativa de Fichte.Alessandro Bertinetto - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):801.
    Que contribuição a filosofia de Fichte pode dar à ontologia? Fichte posicionou-se claramente contra a ontologia enquanto descrição dos entes, isto é, contra a ontologia descritiva. A doutrina da ciência desenvolve pois uma ontologia prescritiva que pode ser entendida como um tipo de “ontologia performativa”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  8
    Merleau-Ponty entre a ontologia e a metafísica.Marcus Sacrini A. Ferraz - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:74.
    Neste texto, retomamos a avaliação de Michel Haar segundo a qual o projeto ontológico de Merleau-Ponty redundaria em uma metafísica. A fim de tornar tal avaliação mais severa, propomos um outro critério, de inspiração kantiana, conforme o qual a obra de Merleau-Ponty também poderia ser classificada como metafísica. Em seguida, expomos as estratégias filosóficas de Merleau-Ponty com base nas quais julgamos que conforme nenhum desses dois critérios MerleauPonty constitui um discurso metafísico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  7
    A Ontologia Especulativa de Gilles Deleuze: A Diferença Em Si Mesma.Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):589-609.
    ABSTRACT This paper offers an interpretation of Deleuze’s concept of difference. Deleuze has sought to think difference without its traditional subordination to identity, trying to think difference for itself. In this regard, Deleuze concludes that difference is being itself in the famous thesis of the univocity of being. What would be the status of this claim? What elements make possible such a sounding ontological statement? In this paper, we shall answer these questions by interpretating the concept of difference as a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  23
    A ontologia como Uma possibilidade em Michel Foucault.Celso Kraemer - 2014 - Synesis 6 (1):12-25.
    RESUMO O presente estudo, ainda em caráter exploratório, pretende verificar as possibilidades de uma ontologia no pensamento de Michel Foucault. Parte-se do pressuposto de que, embora Foucault não tenha abordado diretamente o tema da ontologia, encontram-se, em seus escritos, referenciais que permitem colocá-la como questão. Entende-se, também, que o tema da ontologia está relacionado, por um lado, com o tema do homem e do sujeito e, por outro, com a ética. Geralmente a ética em Foucault é discutida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A ontologia do agir de Paul Ricoeur: alteridade e pluralidade.Sabrina Ruggeri - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):72-87.
    Este trabalho pretende acompanhar o trajeto ricoeuriano em O si- mesmo como um outro em busca de uma interpretação ontológica dos resultados alcançados com a hermenêutica do si-mesmo. A ontologia de Paul Ricoeur possui como centro o agir humano, ainda que pretenda preservar a polissemia do ser, isto é, manter-se plural em meio aos muitos modos de dizer o si. Acompanhamos, deste modo, a proposta ontológica de Paul Ricoeur dotada de um caráter fragmentário que passa por filosofias como as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  36
    A ontologia de Lukács e a sexualidade em perspectiva emancipatória.Aurélio Bona Junior - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 18.
    O presente estudo parte da compreensão de que a sexualidade é uma dimensão de grande importância na constituição educacional da personalidade e na emancipação humana, e visa levantar possibilidades de compreendê-la a partir do pensamento ontológico de György Lukács. Para tal, apresenta e articula os conceitos de ontologia, ser social e trabalho, discute o lugar da subjetividade no ser social, e propõe uma reflexão sobre a sexualidade como dimensão que, mesmo originária de uma pré-disposição biológica, se reveste de sentido (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  46
    A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger.Newton Aquiles von Zuben - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):85-102.
    a elaboração de uma ontologia fenomenológica era uma possibilidade inscrita no próprio projeto filosófico husserliano. Em que sentido, no entanto, o espírito da máxima da ?volta às coisas mesmas? serviu de inspiração ao retorno à questão do ser? Em que medida as elaborações ontológicas que se atribuíram o título de fenomenológicas permaneceram fiéis ao espírito geral e às diretrizes formais do pensamento de Husserl? É na tentativa de responder a essas questões que nos propomos examinar a posição especial de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  57
    A ontologia da Phronesis: a leitura heideggeriana da ética de Aristóteles.Roberto Wu - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):95-110.
    O artigo discute conceitos da filosofia prática de Aristóteles e sua apropriação por Heidegger no período dos anos 1920. Para isso, o autor explora a interpretação heideggeriana do conceito de totalidade e sua relação com o particular, a fim de caracterizar a situação concreta como o solo hermenêutico das relações de compreensão. Investiga-se a conexão interna dos conceitos que se referem à praxis em Aristóteles, destacando-se a importância da phronesis na sua retomada ontológica por Heidegger. O artigo encerra indicando as (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  44
    A ontologia espinosista de Deleuze: univocidade, imanência, diferença.Mariana de Toledo Barbosa - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Na filosofia de Gilles Deleuze, há uma ontologia, que é apresentada por meio da tese da univocidade do ser. Na história da filosofia ocidental, Deleuze destaca três momentos da univocidade do ser: com Duns Scot, o ser é pensado como unívoco ; com Espinosa, o ser é afirmado como unívoco ; com Nietzsche, o ser é realizado como unívoco. Em todo caso, a univocidade é uma alternativa à analogia, e a principal discordância entre essas duas teses é que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14. Logika A ontologia. uwagi na marginesie pogiadow jozefa M. Bochenskiego.Jan Krokos - 2006 - Studia Philosophiae Christianae 42 (1):95-104.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Premessa a" Ontologia e metafisica".Giuseppe Nicolaci - forthcoming - Giornale di Metafisica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Entre a ontologia eo transcendental: Deleuze, uma apropriação de Kant.E. Craia - 2009 - Kant E-Prints 4 (2):307-321.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  29
    A ontologia política de espinosa na leitura de Antonio Negri.Stefano Visentin - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:151-170.
    O texto busca reconstituir alguns momentos fundamentais da leitura negriana de Espinosa, mostrando como ela se presta a uma releitura da modernidade filosófica bem como abre-se para a reflexão política contemporânea. Por fim, são apontados certos aspectos problemáticos da interpretação de Negri.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Pode a ontologia heideggeriana servir de índice de finitude para o divino?Daniel da Silva Toledo - 2011 - Synesis 3 (2):19-35.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A Ontologia Da Arte De Massa.Noël Carroll - 2013 - Redescrições 4 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    A ontologia dos outros. Entrevista com Philippe Descola.Philippe Descola & Davide Scarso - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (43):251.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    A crítica de Adorno à ontologia fundamental de Heidegger a partir da interpretação heideggeriana de Kant.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):366-378.
    Este artigo analisa a crítica de Adorno à ontologia de Heidegger. Para tal, utiliza como leitmotiv a interpretação heideggeriana de Kant. Procuraremos mostrar que para Adorno a edificação da ontologia fundamental a partir da filosofia de Kant é uma interpretação indevida desta. Por fim, procura apontar uma possível saída na filosofia de Adorno para o problema da necessidade de fundamentação do discurso filosófico. Tal saída passa pela constatação da importância da arte para a construção da universalidade na filosofia.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    A ontologia integral de Leonardo Coimbra: ensaio sobre a intuição do ser e a visão enigmática.Manuel Cândido Pimentel - 2003 - Lisboa: Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Ontologia Hermenèutica de Gadamer.L. Rohden - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3):543-557.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    Comentário a “Ontologia e antropologia: possíveis diálogos entre as hermenêuticas de Heidegger e Ricoeur”.Noeli Dutra Rossatto - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e02400141.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  25
    A ‘ontologia’ de um mestre carmelita conimbricense do século XVIII.Jacopo Francesco Falà - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (49):173-252.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Ontologia archaiczna a ontologia Platona. Na marginesie rozważań nad Mircei Eliadego koncepcją wiecznego powrotu.Maria Adamus - 1987 - Studia Filozoficzne 263 (10).
  27. Da metafísica do sujeito a ontología Concreta: una leitura gramsciana.José Mario Angeli, Julio Cesar Campano Floriano & Juliana de Barros Cerezuela - 2006 - Philosophica 29:45-60.
    Trata-se, no presente artigo, de analisar as mudanças que historicamente tem ocorrido no EU e as rupturas na apreensâo da realidade. As atuais transformaçoes da realidade teriam levado a um asvaziamento do ser? Ou ainda, a realidade nâo teria mais nada a ver com o sujeito? Como apreender essas transformaçoes? Esta investigaçâo faz-se valer da leitura de Gramsci, por meio da qual a unidade entre se e o pensar aparece como uma possibilidade de superaçao da metafísica do sujeito à elaboraçâo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    Adorno e a Crítica À Ontologia Fundamental de Martin Heidegger.Cleidson de Jesus Rocha - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):32-44.
    É propósito deste artigo confrontar criticamente o modo de pensar adorniano expresso na primeira parte da Dialética Negativa, e a ontologia fundamental de Martin Heidegger. Para tanto, iniciamos apresentando o sentido do pensar em Heidegger, que busca, não a explicação das causas, mas as significações do ser. Em seguida discorremos sobre as matrizes fundamentais do pensamento de Theodor Adorno, enquanto desdobramento da tradição marxista, a fim de salientar a fonte principal da posição hegeliano-marxista de Adorno e da escola de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    De la declaración a la existencia de los derechos humanos. Consideraciones de fenomenología y ontología social.Esteban Marín Ávila - 2020 - Dianoia 65 (84):3-29.
    Resumen En este artículo reflexiono sobre la posibilidad de conceptualizar los derechos humanos como hechos institucionales, lo cual permite enmarcarlos en una perspectiva más amplia que las meramente jurídicas y morales. La propuesta se basa en la ontología social de John Searle, aunque intento replantearla desde la fenomenología de Edmund Husserl y la teoría de los actos sociales de Adolf Reinach. En la parte final introduzco problemáticas relacionadas con el papel de los Estados nacionales en la institucionalización de los derechos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    O drama da existência: a ontologia de Sartre.Marcelo Prates - 2023 - Griot 23 (1):307-327.
    Este artigo tem por objetivo analisar os princípios da ontologia de Sartre. Partindo da discussão acerca do fundamento e da separação entre ser e nada, e ser e fenômeno, procuramos ressaltar a unidade sintética de tais princípios a partir da finitude e do indivíduo. Este movimento permite compreender o caráter prático desta filosofia e a forma própria da ontologia de Sartre, a saber, como uma antropologia existencial.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    A gênese da ontologia fundamental de Martin heideger.João Augusto A. Amazonas MacDowell - 1970 - São Paulo: Editôra Herder.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    Język a ontologia [recenzja] Language and Ontology. Proceedings of the 6th International Wittgenstein Symposium. 23rd - 30th August 1981, 1982. [REVIEW]Zbigniew Badura - 1985 - Zagadnienia Filozoficzne W Nauce 7.
  33. Ontologia teorh fizykalnych a ontologia rzeczywistosci (II).Jaroslaw Kukowski - 2005 - Studia Philosophiae Christianae 41 (2):144-159.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Hegel e a ontologia.José Barata-Moura - 2012 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 39:7-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Rewolucja relatywistyczna a ontologia fizyki.Ja Czerniawski - 2008 - Roczniki Filozoficzne 56 (1):379-395.
    In the course of the development of physics until the beginning of the twentieth century there was an evolutionary progress within its ontological frameworks. Its continuity was violated by A. Einstein’s works of 1905 and his so-called „quantum and relativistic revolution.” In its course people gave up a series of results they had achieved, and replaced them by some radical solutions that differed from common sense intuitions. In particular, in the context of the theory of relativity the concept of electromagnetic (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Vattimo, G. A ontologia hermenêutica na filosofia contempor'nea.Gabriel Debatin - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):107.
    O presente texto é uma tradução da Introdução redigida por Gianni Vattimo à sua tradução para o italiano do magnum opus de Hans-Georg Gadamer, Verdade e Método. A tradução de Vattimo da obra de Gadamer foi, dentre todas as línguas, a primeira a ser realizada, e contou com a assistência do próprio autor em questões pertinentes ao processo tradutivo. Devido à primazia e à notória importância de tal tradução, sua Introdução,publicada originalmente em 1972, possui relevante mérito, constituindo verdadeiro marco nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Una ontología del espacio social.Omar A. Barriga & A. Henríquez - 2007 - Cinta de Moebio 28:67-71.
    The central concern given to the object of study in the research process, instead of paradigmatic a priori, has taken us to an epistemology that gives support this complementary view of methodological trends. However, this epistemological standpoint requires thinking about the nature of social reali..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Ontología analítica contemporánea: el legado del debate Carnap-Quine.G. A. Flórez Vega & René J. Campis C. - 2018 - In Roger De Jesús Sepúlveda Fernández (ed.), Estudios filosóficos en ciencia, tecnología y sociedad. Barranquilla: Universidad del Atlántico. pp. 135-148.
    El debate que se gestó alrededor del concepto de existencia en manos de Willard Van Orman Quine y Rudolf Carnap, dio al siglo XX un cúmulo de aportes significativos a la ontología. La postura realista, con algunas variantes, de Quine y el criterio anti-realista de Carnap, otorga insumos para pensar de mejor forma cómo se intenta dar descripciones acerca del inmobiliario del mundo. Conocer este debate es importante, ya que, se expone los alcances y limitaciones que implican las explicaciones ontológicas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    FABRI, Marcelo. Desencantando a ontologia - subjetividade e sentido ético em Levinas. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997.Marcelo L. Pelizzoli - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):439-494.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    A ontologização da lógica em Hegel como critica à critica kantiana à ontologia clássica.Regenaldo Rodrigues da Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):845-868.
    Durante aproximadamente vinte séculos o que se entendia predominantemente como ciência era a ontologia clássica, entretanto, a partir da modernidade ela começou a perder o status de cientificidade e foi a filosofia crítica de Kant que de forma radical apontou para a sua impossibilidade enquanto ciência. Hegel, porém, acha que a ciência só é verdadeiramente efetiva enquanto ontologia, de modo que ele toma como tarefa de sua filosofia o resgate da ontologia enquanto ciência. Neste horizonte, Hegel através (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Romana, Pietro: Ontología Del Valore.A. A. de Linera & Staff - 1952 - Revista de Filosofía (Madrid) 11 (42):527.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Tratado de Metafisica, Ontologia.A. González Alvarez & Madrid Gredos - 1965 - Revista Portuguesa de Filosofia 21 (2):208-209.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  13
    John Searle e a ontologia do mundo social: subsídios para uma teoria acerca do objeto do conhecimento jurídico.Marcelo Araujo - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (2):163-175.
  44.  17
    Ontologia i semiotyka pojęcia w sensie logicznym i treści nazw.Janusz Kaczmarek - 2013 - Przeglad Filozoficzny - Nowa Seria 88 (4):331-340.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana.Eduardo Antônio Pitt - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1339-1377.
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana Resumo: No presente artigo, objetiva-se apresentar as principais características da metafísica do realismo lógico, desenvolvido por Russell em Os Princípios da Matemática, de 1903, e, principalmente, analisar a controvérsia sobre se os princípios dessa metafísica podem realmente ser interpretados como semelhantes aos princípios da ontologia meinongiana. São comparados os pontos de vista opostos dessa controvérsia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  50
    Ontología y gnoseología en la Logica ingredientibus de Pedro Abelardo.Julio A. Castello Dubra - 2004 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 21:43-60.
    El trabajo se ocupa de la sección de las Glosas a la Isagogé de Porfirio de Pedro Abelardo dedicada a las tres cuestiones sobre los universales. La parte “destructiva”, en la que Abelardo somete a crítica las doctrinas realistas de Guillermo de Champeaux no tiene un sentido meramente negativo, sino que busca llegar al punto de partida de la propia posición de Abelardo: las cosas no sólo difieren por sus formas (accidentes), sino también por sus materias (esencias). Al hablar de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Ontologia del Conocimiento. [REVIEW]R. A. - 1963 - Review of Metaphysics 16 (3):588-588.
    This voluminous treatise develops a "temporal" theory of knowledge out of the basic premisses of Sein und Zeit. It depends completely on Heidegger, aping his style as well as his terminology.--A. R.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. La ontología social y el círculo virtuoso de la educación pública.Rodrigo A. González F. & María Soledad Krause M. - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):157-176.
    En este artículo argumentamos que la naturaleza pública o privada de la educación tiene una incidencia directa en las instituciones que conforman la realidad social. Para sustentar lo anterior, en primer lugar discutimos cómo, según Searle, habitamos un mundo de instituciones gobernadas por reglas y poderes deónticos, ontológicamente irreductibles. Luego, postulamos que la intencionalidad colectiva requiere de la confianza para mantenerse, y esta aumenta cuando gobiernan reglas y poderes deónticos en circunstancias normales. Finalmente, planteamos que la educación pública es una (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Recensioni-Il riferimento imperscrutabile. Olismo, ontologia e teoria del significato.A. Bottani & E. Picardi - 1998 - Epistemologia 21 (2):355-358.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Związek między gramatyką, teorią znaczenia a ontologią.Anna Wójtowicz - 2006 - Filozofia Nauki 3.
    In this article a certain "aesthetical" argument in favor of the situation ontology is presented. The connections between the claims concerning ontology, semantics and grammar are examined. The main thesis of the article is, that assuming the non-compositionality principle commits us to the acceptance of the primacy of situation.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000